Conheça 20 atores que já deram vida a Sherlock Holmes
Sherlock Holmes ainda é muito conhecido, seja pelas histórias de Arthur Conan Doyle, pelo cinema ou pelo teatro. Desde o começo da sua aparição, em 1887, através das histórias criadas pelo escritor britânico Arthur Conan Doyle, muitos atores começaram a dar vida para o famoso detetive e seu companheiro Dr. John Watson. Hoje já fazem 125 anos desde sua criação e Holmes já teve diversos rostos. Conheça agora 20 atores que já foram o detetive no teatro e no cinema:
FONTE: http://virgula.uol.com.br
1 - Em 1899, William Gillette escreveu uma peça de teatro sobre Sherlock Holmes, introduzindo alguns elementos que não estavam em nenhuma das histórias de Conan Doyle, mas que foram totalmente incorporados ao personagem. O clássico chapéu e a frase “elementar, meu caro Watson”, por exemplo, seriam invenção dele. Mas o detalhe é que o próprio Doyle aprovou a peça, que foi encenada cerca de 1.300 vezes por Gillette e saiu de cartaz apenas em 1932.
2- Em 1922, um dos maiores astros do cinema mudo interpretou Sherlock Holmes em um filme com o nome do personagem. John Barrymore (avô paterno de Drew) protagonizou a história, inspirada na peça de William Gillette. Roland Young fez o papel de John Watson e Gustav von Seyffertitz foi o vilão Moriarty. O longa chegou a ser considerado perdido por décadas, até que a maior parte dele foi encontrada e restaurada na década de 70.
3- Na década de 30, Arthur Wontner se tornou o rosto de Sherlock Holmes. Depois de fazer uma peça onde interpretava Sexton Blake, uma espécie de imitação do detetive criado por Doyle, ele recebeu um convite para fazer o papel do “legítimo” em cinco filmes: The Sleeping Cardinal (1931), The Missing Rembrandt (1932), The Sign of Four: Sherlock Holmes Greatest Case (1932), The Triumph of Sherlock Holmes (1935) e O Cavalo Desaparecido (1937).
4- Mas ninguém até hoje foi Sherlock Holmes mais vezes do que Basil Rathbone, que interpretou o personagem em nada menos do que 14 filmes. No entanto, apenas o primeiro, O Cão dos Baskervilles (1939), foi realmente fiel a uma história de Sir Arthur Conan Doyle. Depois do segundo longa, a Universal assumiu a produção, que anteriormente era da 20th Century Fox, e levou o detetive para a década de 40, onde ele chegou até a enfrentar nazistas na II Guerra Mundial.
5- O primeiro Sherlock Holmes “colorido” foi Peter Cushing em uma nova adaptação de O Cão dos Baskervilles (1959). O ator voltaria a interpretar o personagem dez anos depois na TV, em 16 episódios de uma série da BBC, na qual substituiu Douglas Wilmer. Cushing foi Sherlock ainda uma tercira vez, em The Masks of Death (1984), um filme feito para TV e que mostra o detetive aposentado, mas aceitando voltar à ativa.
6- Christopher Lee já fez praticamente de tudo no cinema, inclusive interpretar o mais famoso detetive do mundo em Sherlock Holmes and the Deadly Necklace (1962). Mas o mais curioso é que ele fez ainda dois papéis diretamente ligados a Holmes em outros filmes. Em 1959 ele foi Sir Henry Baskerville em O Cão dos Baskerville e em 1970 foi Mycroft, o irmão mais velho de Sherlock, em The Private Life of Sherlock Holmes.
7- Douglas Wilmer foi Sherlock Holmes nos 18 primeiros episódios da série britânica Detective, em 1964. O mesmo programa voltaria a ter duas temporadas, em 1968 e 1969, mas com Peter Cushing. Já em 1975 ele repetiu o papel na comédia O Irmão Mais Esperto de Sherlock Holmes, o primeiro filme dirigido por Gene Wilder. Porém ali o protagonista, como o próprio título indica, não era Sherlock, mas sim Sigerson, o caçula dos Holmes, que decidia seguir os passos do irmão famoso.
8- Robert Stephens foi o protagonista da primeira comédia sobre o personagem, A Vida Íntima de Sherlock Holmes (1970). Dirigido por Billy Wilder, o filme tinha Colin Blakely no papel de um mulherengo John Watson e Christopher Lee como Mycroft Holmes, o irmão mais velho do afetado Sherlock. A história mostrava o detetive investigando o sumiço do marido de uma cliente, e envolvia até o monstro do Lago Ness.
9- Ex-integrante do grupo humorístico Monty Python, John Cleese também já foi Sherlock Holmes. Em 1973 ele interpretou o personagem em um episódio da série de TV Comedy Playhouse, chamado Elementary, My Dear Watson. Quatro anos depois, fez o papel de Arthur Sherlock Holmes, neto do detetive, no filme The Strange Case of the End of Civilization as We Know It. Na produção, ele morava no 221B da Baker Street e contava com a ajuda do neto do Dr. Watson para enfrentar a neta de Moriarty.
10-Embora poucos tenham tido a chance de ver, até Leonard Nimoy já foi Sherlock Holmes. O eterno Dr. Spock de Jornada nas Estrelas ficou com o papel em uma peça de teatro na Broadway, que por sua vez era uma versão de uma obra da Royal Shakespeare Company. Nimoy dividiu o personagem com os atores John Neville e Robert Stephens ao longo da turnê, na década de 70.
11- Christopher Plummer foi Sherlock Holmes duas vezes, ambas na década de 70. A primeira foi em 1977, no episódio Silver Blaze da série de TV ITV Sunday Night Drama. Dois anos mais tarde, ele voltou ao papel em Assassinato Por Decreto, no qual era encarregado de investigar os crimes cometidos por Jack, o Estripador.
12- Peter O’Toole não apareceu como Sherlock Holmes na TV ou no cinema, mas também interpretou o personagem: o ator emprestou sua voz ao detetive em uma série de desenhos animados com quatro episódios, lançada em 1983. Os títulos dos capítulos foram Sherlock Holmes and the Baskerville Curse, Sherlock Holmes and a Study in Scarlet, Sherlock Holmes and the Sign of Four e Sherlock Holmes and the Valley of Fear.
13- O escocês Ian Richardson não apenas foi Sherlock em dois filmes feitos para TV, O Cão dos Baskervilles e The Sign of Four, ambos de 1983. Entre 2000 e 2001, ele esteve na série da BBC Murder Rooms: The Dark Beginnings of Sherlock Holmes no papel de Dr. Joseph Bell, uma espécie de mentor de Arthur Conan Doyle na Universidade de Edimburgo. Colaborador ocasional da perícia policial local, Bell teria sido a principal inspiração para a criação de Holmes.
14- Para muitos fãs de Conan Doyle, o “verdadeiro” Sherlock é Jeremy Brett. Protagonista de uma série de TV entre 1984 e 1995, ele esteve em 41 episódios que foram bastante fiéis a 41 das 60 histórias originais. Produzida pela companhia britânica Granada, a série teve dois atores no papel de Doutor John Watson: David Burke e, depois, Edward Harwicke. O programa foi encerrado depois que Brett faleceu, aos 61 anos, de um ataque cardíaco.
15- Dirigido por seu próprio filho, Fraser Clarke Heston, até mesmo Charlton Heston já foi Sherlock Holmes. Isso aconteceu no filme The Crucifer of Blood, feito para o canal TNT e exibido pela primeira vez em 4 de novembro de 1991. Seu fiel amigo e assistente, o Dr. John Watson, foi interpretado por Richard Johnson.
16- Entre os anos de 2000 e 2002, Matt Frewer interpretou Sherlock Holmes em quatro filmes feitos pelo canal de TV Hallmark: O Cão dos Baskerville e The Sign of Four, baseados em obras de Connan Doyle com os mesmos nomes, The Royal Scandal, uma adaptação das crônicas A Scandal in Bohemia e The Adventure of the Bruce-Partington Plans e ainda The Case of the Whitechapel Vampire, uma história original.
17- Feito pela BBC, o filme Sherlock Holmes and the Case of the Silk Stocking (2004) teve como protagonista Rupert Everett e era uma continuação de O Cão dos Baskervilles, exibido dois anos antes. O primeiro longa, porém, tinha outro ator no papel principal, o menos conhecido Richard Roxburgh. Mas em ambos o Dr. John Watson foi interpretado por Ian Hart.
18- O mais recente rosto de Sherlock Holmes no cinema foi o de Robert Downey Jr. Ao lado de Jude Law, como o Dr. John Watson, ele protagonizou dois filmes dirigidos pelo britânico Guy Ritchie. O primeiro foi lançado em 2009 e o segundo, O Jogo de Sombras, em 2011, tendo ainda Stephen Frears no papel de Mycroft Holmes. Jared Harris foi o encarregado de interpretar o grande nemesis de Sherlock, o professor James Moriarty.
19- Poucas adaptações até hoje conseguiram agradar tanto quanto Sherlock, série da BBC criada por Mark Gatiss e Steven Moffat. Fiel à obra de Conan Doyle mesmo transportando as tramas para a Londres do século 21, o programa tem ainda como protagonista Benedict Cumberbatch, apontado como um dos melhores intérpretes do personagem em todos os tempos. Ao lado de Martin Freeman, que faz o papel de John Watson, ele já esteve em duas temporadas, exibidas em 2010 e 2012, e fará uma terceira em 2013.
20- Já não tão elogiada assim, Elementary é a mais recente série de TV inspirada no personagem. As reclamações são principalmente pelo fato de Sherlock Holmes ter sido transportado para os Estados Unidos (embora interpretado pelo ator inglês Johnny Lee Miller) e contar com a ajuda de Joan Watson (Lucy Liu), uma versão feminina de seu célebre assistente. Lançado pela CBS em setembro de 2012, o seriado já foi até criticado por Steven Moffat, criador de Sherlock, da BBC, e um grande fã da obra de Conan Doyle.
PARA VER A MATÉRIA COMPLETA DA UOL (VÍRGULA) ACESSE: http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/diversao/2012/11/30/314422-nos-125-anos-de-sherlock-holmes-conheca-20-atores-que-ja-interpretaram-o-personagem
FONTE: http://virgula.uol.com.br
1 - Em 1899, William Gillette escreveu uma peça de teatro sobre Sherlock Holmes, introduzindo alguns elementos que não estavam em nenhuma das histórias de Conan Doyle, mas que foram totalmente incorporados ao personagem. O clássico chapéu e a frase “elementar, meu caro Watson”, por exemplo, seriam invenção dele. Mas o detalhe é que o próprio Doyle aprovou a peça, que foi encenada cerca de 1.300 vezes por Gillette e saiu de cartaz apenas em 1932.
2- Em 1922, um dos maiores astros do cinema mudo interpretou Sherlock Holmes em um filme com o nome do personagem. John Barrymore (avô paterno de Drew) protagonizou a história, inspirada na peça de William Gillette. Roland Young fez o papel de John Watson e Gustav von Seyffertitz foi o vilão Moriarty. O longa chegou a ser considerado perdido por décadas, até que a maior parte dele foi encontrada e restaurada na década de 70.
3- Na década de 30, Arthur Wontner se tornou o rosto de Sherlock Holmes. Depois de fazer uma peça onde interpretava Sexton Blake, uma espécie de imitação do detetive criado por Doyle, ele recebeu um convite para fazer o papel do “legítimo” em cinco filmes: The Sleeping Cardinal (1931), The Missing Rembrandt (1932), The Sign of Four: Sherlock Holmes Greatest Case (1932), The Triumph of Sherlock Holmes (1935) e O Cavalo Desaparecido (1937).
4- Mas ninguém até hoje foi Sherlock Holmes mais vezes do que Basil Rathbone, que interpretou o personagem em nada menos do que 14 filmes. No entanto, apenas o primeiro, O Cão dos Baskervilles (1939), foi realmente fiel a uma história de Sir Arthur Conan Doyle. Depois do segundo longa, a Universal assumiu a produção, que anteriormente era da 20th Century Fox, e levou o detetive para a década de 40, onde ele chegou até a enfrentar nazistas na II Guerra Mundial.
5- O primeiro Sherlock Holmes “colorido” foi Peter Cushing em uma nova adaptação de O Cão dos Baskervilles (1959). O ator voltaria a interpretar o personagem dez anos depois na TV, em 16 episódios de uma série da BBC, na qual substituiu Douglas Wilmer. Cushing foi Sherlock ainda uma tercira vez, em The Masks of Death (1984), um filme feito para TV e que mostra o detetive aposentado, mas aceitando voltar à ativa.
6- Christopher Lee já fez praticamente de tudo no cinema, inclusive interpretar o mais famoso detetive do mundo em Sherlock Holmes and the Deadly Necklace (1962). Mas o mais curioso é que ele fez ainda dois papéis diretamente ligados a Holmes em outros filmes. Em 1959 ele foi Sir Henry Baskerville em O Cão dos Baskerville e em 1970 foi Mycroft, o irmão mais velho de Sherlock, em The Private Life of Sherlock Holmes.
7- Douglas Wilmer foi Sherlock Holmes nos 18 primeiros episódios da série britânica Detective, em 1964. O mesmo programa voltaria a ter duas temporadas, em 1968 e 1969, mas com Peter Cushing. Já em 1975 ele repetiu o papel na comédia O Irmão Mais Esperto de Sherlock Holmes, o primeiro filme dirigido por Gene Wilder. Porém ali o protagonista, como o próprio título indica, não era Sherlock, mas sim Sigerson, o caçula dos Holmes, que decidia seguir os passos do irmão famoso.
8- Robert Stephens foi o protagonista da primeira comédia sobre o personagem, A Vida Íntima de Sherlock Holmes (1970). Dirigido por Billy Wilder, o filme tinha Colin Blakely no papel de um mulherengo John Watson e Christopher Lee como Mycroft Holmes, o irmão mais velho do afetado Sherlock. A história mostrava o detetive investigando o sumiço do marido de uma cliente, e envolvia até o monstro do Lago Ness.
9- Ex-integrante do grupo humorístico Monty Python, John Cleese também já foi Sherlock Holmes. Em 1973 ele interpretou o personagem em um episódio da série de TV Comedy Playhouse, chamado Elementary, My Dear Watson. Quatro anos depois, fez o papel de Arthur Sherlock Holmes, neto do detetive, no filme The Strange Case of the End of Civilization as We Know It. Na produção, ele morava no 221B da Baker Street e contava com a ajuda do neto do Dr. Watson para enfrentar a neta de Moriarty.
10-Embora poucos tenham tido a chance de ver, até Leonard Nimoy já foi Sherlock Holmes. O eterno Dr. Spock de Jornada nas Estrelas ficou com o papel em uma peça de teatro na Broadway, que por sua vez era uma versão de uma obra da Royal Shakespeare Company. Nimoy dividiu o personagem com os atores John Neville e Robert Stephens ao longo da turnê, na década de 70.
11- Christopher Plummer foi Sherlock Holmes duas vezes, ambas na década de 70. A primeira foi em 1977, no episódio Silver Blaze da série de TV ITV Sunday Night Drama. Dois anos mais tarde, ele voltou ao papel em Assassinato Por Decreto, no qual era encarregado de investigar os crimes cometidos por Jack, o Estripador.
12- Peter O’Toole não apareceu como Sherlock Holmes na TV ou no cinema, mas também interpretou o personagem: o ator emprestou sua voz ao detetive em uma série de desenhos animados com quatro episódios, lançada em 1983. Os títulos dos capítulos foram Sherlock Holmes and the Baskerville Curse, Sherlock Holmes and a Study in Scarlet, Sherlock Holmes and the Sign of Four e Sherlock Holmes and the Valley of Fear.
13- O escocês Ian Richardson não apenas foi Sherlock em dois filmes feitos para TV, O Cão dos Baskervilles e The Sign of Four, ambos de 1983. Entre 2000 e 2001, ele esteve na série da BBC Murder Rooms: The Dark Beginnings of Sherlock Holmes no papel de Dr. Joseph Bell, uma espécie de mentor de Arthur Conan Doyle na Universidade de Edimburgo. Colaborador ocasional da perícia policial local, Bell teria sido a principal inspiração para a criação de Holmes.
14- Para muitos fãs de Conan Doyle, o “verdadeiro” Sherlock é Jeremy Brett. Protagonista de uma série de TV entre 1984 e 1995, ele esteve em 41 episódios que foram bastante fiéis a 41 das 60 histórias originais. Produzida pela companhia britânica Granada, a série teve dois atores no papel de Doutor John Watson: David Burke e, depois, Edward Harwicke. O programa foi encerrado depois que Brett faleceu, aos 61 anos, de um ataque cardíaco.
15- Dirigido por seu próprio filho, Fraser Clarke Heston, até mesmo Charlton Heston já foi Sherlock Holmes. Isso aconteceu no filme The Crucifer of Blood, feito para o canal TNT e exibido pela primeira vez em 4 de novembro de 1991. Seu fiel amigo e assistente, o Dr. John Watson, foi interpretado por Richard Johnson.
16- Entre os anos de 2000 e 2002, Matt Frewer interpretou Sherlock Holmes em quatro filmes feitos pelo canal de TV Hallmark: O Cão dos Baskerville e The Sign of Four, baseados em obras de Connan Doyle com os mesmos nomes, The Royal Scandal, uma adaptação das crônicas A Scandal in Bohemia e The Adventure of the Bruce-Partington Plans e ainda The Case of the Whitechapel Vampire, uma história original.
17- Feito pela BBC, o filme Sherlock Holmes and the Case of the Silk Stocking (2004) teve como protagonista Rupert Everett e era uma continuação de O Cão dos Baskervilles, exibido dois anos antes. O primeiro longa, porém, tinha outro ator no papel principal, o menos conhecido Richard Roxburgh. Mas em ambos o Dr. John Watson foi interpretado por Ian Hart.
18- O mais recente rosto de Sherlock Holmes no cinema foi o de Robert Downey Jr. Ao lado de Jude Law, como o Dr. John Watson, ele protagonizou dois filmes dirigidos pelo britânico Guy Ritchie. O primeiro foi lançado em 2009 e o segundo, O Jogo de Sombras, em 2011, tendo ainda Stephen Frears no papel de Mycroft Holmes. Jared Harris foi o encarregado de interpretar o grande nemesis de Sherlock, o professor James Moriarty.
19- Poucas adaptações até hoje conseguiram agradar tanto quanto Sherlock, série da BBC criada por Mark Gatiss e Steven Moffat. Fiel à obra de Conan Doyle mesmo transportando as tramas para a Londres do século 21, o programa tem ainda como protagonista Benedict Cumberbatch, apontado como um dos melhores intérpretes do personagem em todos os tempos. Ao lado de Martin Freeman, que faz o papel de John Watson, ele já esteve em duas temporadas, exibidas em 2010 e 2012, e fará uma terceira em 2013.
20- Já não tão elogiada assim, Elementary é a mais recente série de TV inspirada no personagem. As reclamações são principalmente pelo fato de Sherlock Holmes ter sido transportado para os Estados Unidos (embora interpretado pelo ator inglês Johnny Lee Miller) e contar com a ajuda de Joan Watson (Lucy Liu), uma versão feminina de seu célebre assistente. Lançado pela CBS em setembro de 2012, o seriado já foi até criticado por Steven Moffat, criador de Sherlock, da BBC, e um grande fã da obra de Conan Doyle.
PARA VER A MATÉRIA COMPLETA DA UOL (VÍRGULA) ACESSE: http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/diversao/2012/11/30/314422-nos-125-anos-de-sherlock-holmes-conheca-20-atores-que-ja-interpretaram-o-personagem
0 comentários: